ORIENTAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DOS PISOS E REVESTIMENTOS MINGONE.

Por serem elaboradas com toques artesanais, as peças podem apresentar variações de aspecto, dimensões e tons. Estas características são desejáveis e inerentes à linha de produtos.

1.
Os contrapisos ou paredes onde serão assentados os pisos e revestimentos Mingone devem estar secos, livres de impurezas ou de qualquer substância solta e impermeabilizados há pelo menos 28 dias, com produto de qualidade. Siga as orientações do fabricante.
2.
Para fazer o assentamento dos revestimentos e pisos Mingone utilize argamassa pronta ACIII. Use desempenadeira dentada de 10mm em camada única, nivele sempre horizontalmente as fiadas e confira o alinhamento a cada 3 ou 4 fiadas. Nunca use argamassa comum para fazer o assentamento dos pisos e revestimentos cerâmicos artesanais Mingone, pois isso pode ocasionar eflorescências (manchas brancas).
3.
Na aplicação com junta seca (sem rejunte) utilize argamassa ACIII de cor escura, pois, devido à irregularidade das peças, por serem artesanais, o espaço entre elas não será notado com fundo escuro. Se preferir, use o Pó Xadrez nas cores preto e marrom para escurecer a argamassa branca.
4.
Nunca utilize cal. Os pisos e revestimentos Mingone podem ser aplicados com ou sem rejunte, de acordo com o efeito desejado.
5.
Se for rejuntar as peças, faça isso somente após 72 horas do assentamento. Aplique cera líquida incolor ou um impermeabilizante antes de rejuntar. Utilize um balde com água limpa e uma esponja para limpar as peças, caso a argamassa caia sobre elas, para evitar que fiquem manchadas.
6.
É indicado o uso de óleo fugante ou hidrofugante logo após o assentamento dos produtos, pois isso facilitará a manutenção das características naturais das peças e sua limpeza.
7.
É recomendado acrescentar 10% nos pedidos
para a elaboração dos recortes.
8.
Retire todo o conteúdo de 2 a 3 caixas e espalhar no chão antes de assentar os pisos ou revestimentos Mingone. Isso facilita a escolha das peças, permite analisar melhor a maneira como será feito o assentamento, proporcionando uma ideia harmoniosa da obra, uma vez que os produtos apresentam colorações diferentes por serem rústicos e artesanais.
9.
Antes de iniciar o assentamento, considere que o contrapiso ou a parede podem apresentar irregularidades ou desníveis. Desta forma, inicie o assentamento das peças de baixo para cima, deixando um espaço menor que a largura de uma peça a ser assentada, aproximadamente, de 3 a 5 centímetros – entre a primeira fileira e o contrapiso.
10.
A primeira fileira deve estar totalmente nivelada e a cada 3 ou 4 fileiras é preciso reposicionar o nível, devido às irregularidades das peças artesanais. É normal ocorrer pequenos espaços entre as peças. Deixe sempre os recortes horizontais para a parte de baixo ou de cima das paredes, ou seja, a primeira ou última fileira, pois essas diferenças não serão notadas facilmente.

Em caso de dúvida, entre em contato
com o departamento técnico da Mingone.
Tel.: (19) 3225.7070